Walmart faz uma mudança drástica para evitar que os clientes abandonem as lojas

Walmart (WMT), a maior cadeia de retalho nos EUA, continua a lutar contra a dura nova realidade das tarifas do Presidente Donald Trump, que podem ter um efeito dominó nos preços dos bens do dia-a-dia em todo o país.

As tarifas são impostos que as empresas pagam para importar bens do exterior, e o custo extra é frequentemente repassado aos consumidores através de aumentos de preços.

Em abril, Trump anunciou uma tarifa base de 10% sobre quase todas as importações dos EUA, e a partir de 7 de agosto, tarifas mais altas entraram em vigor, impactando dezenas de parceiros comerciais do país.

💵💰****Não perca a oportunidade: Inscreva-se na newsletter diária gratuita do TheStreet 💰💵

Muitos consumidores estão tomando medidas drásticas para proteger suas finanças, pois esperam que as tarifas façam os preços dispararem. De acordo com um relatório recente da empresa de pesquisa de mercado Wunderkind, 58% dos consumidores "sentem-se cautelosos, pessimistas ou em pânico em relação à economia."

Essas preocupações levaram 35% dos consumidores a procurar mais ofertas ao fazer compras, enquanto 31% estão comprando menos itens não essenciais e 31% estão comprando menos no geral.

A seção de produtos de uma loja Walmart.Imagem fonte: Shutterstock ## O Walmart fez recentemente um movimento ousado para manter os clientes longe dos concorrentes

Walmart é um dos poucos retalhistas que viu um aumento saudável nas vendas, à medida que os consumidores continuam cautelosos em relação aos seus gastos.

No relatório de resultados do segundo trimestre de 2025 da Walmart, foi revelado que as vendas comparáveis nos EUA aumentaram 4,6% em relação ao ano anterior durante o segundo trimestre de 2025.

Além disso, de acordo com dados recentes da Placer.ai, o tráfego de clientes nas lojas do Walmart aumentou 1% em relação ao ano anterior.

Relacionado: Os clientes-alvo podem em breve fugir para o Walmart devido a uma mudança alarmante

O aumento do momentum do consumidor ocorre após a Walmart ter implementado silenciosamente 7.400 reduções de preços durante o trimestre, o que representa 2.000 a mais do que no trimestre anterior, apesar de enfrentar custos mais elevados devido a tarifas.

“Estamos a manter os nossos preços tão baixos quanto conseguimos durante o maior tempo possível”, disse o CEO do Walmart, Doug McMillon, durante uma chamada de resultados a 22 de agosto. “Os nossos comerciantes têm sido criativos e agido com urgência para evitar o que teria sido uma pressão adicional para os nossos clientes e membros.”

Relacionado: A Amazon encerra serviço gratuito para clientes após 14 anos

Os comentários dele surgem após uma nota de analista recente do Bank of America que afirmava que a Walmart pode precisar aumentar seus preços em 4% a 5% em média para compensar totalmente as tarifas no ano fiscal de 2027, de acordo com o MarketWatch.

Apesar das recentes tentativas de manter os preços baixos, McMillon também afirmou durante a chamada que a empresa notou que as famílias de rendimentos médios e baixos estão a ser as mais afetadas pelas recentes pressões económicas, o que está a fazer com que mudem os seus hábitos de compras nas lojas.

A história continua: "À medida que reabastecemos o estoque a preços pós-tarifários, continuamos a ver nossos custos aumentarem a cada semana, o que esperamos que continue nos terceiros e quartos trimestres", disse McMillon. "Não surpreendentemente, vemos mais ajustes em lares de rendimentos médios e baixos do que em lares de rendimentos mais elevados. Nas categorias discricionárias onde os preços dos itens aumentaram, vemos uma moderação correspondente nas unidades ao nível do item, à medida que os clientes mudam para outros itens ou, em alguns casos, categorias."

No início deste ano, logo após Trump começar a implementar a sua política de tarifas, o Walmart começou a agir para manter os seus preços baixos de forma a evitar perder clientes, especialmente depois de ter enfrentado ameaças de boicote por parte dos consumidores devido aos preços inflacionados nas suas lojas.

Por exemplo, em março, a Walmart pediu discretamente a alguns dos seus fornecedores na China para cortarem os seus preços em até 10% por cada ronda de tarifas, o que deslocaria o fardo das tarifas para esses fornecedores.

No mês seguinte, executivos do Walmart se reuniram com Donald Trump para discutir sua política tarifária. Um porta-voz do Walmart disse ao TheStreet na época que a reunião foi "produtiva."

Walmart antecipa uma grande mudança no comportamento do cliente

Apesar dos recentes desafios, a Walmart espera que as suas vendas líquidas aumentem entre 3,75% e 4,75% para o resto do ano, apostando forte na próxima época de festas para impulsionar a procura.

Mais Varejo:

  • A Target tem outro grande problema em meio a um comportamento alarmante dos clientes
  • Dollar General anuncia uma grande mudança nas lojas para reconquistar clientes
  • A Amazon descontinuou um serviço gratuito para os clientes

“Tivemos os nossos gerentes de loja Walmart U. S. juntos na semana passada para uma reunião de planeamento das festas, onde puderam ver muitos dos nossos novos itens e preços para a próxima temporada”, disse McMillon. “Gostámos do que vimos e ouvimos, e gostamos da nossa posição para a segunda metade do ano. Esperamos ter uma boa temporada de festas no Walmart.”

R.J. Hottovy, chefe de pesquisa analítica na Placer.ai, disse ao TheStreet em uma declaração que, com base nos recentes ganhos e nas tendências de movimento de clientes nas lojas, os varejistas em todo o país provavelmente enfrentarão um "ambiente desafiador pela frente" à medida que mais consumidores buscam valor.

“O consumidor está cauteloso, mas continua a gastar, criando tendências mistas de visitação no retalho”, disse Hottovy. “Os consumidores estão a ser oportunistas, levando a tendências de visita que são fortes durante eventos de vendas, mas mais contidas durante períodos regulares, refletindo uma atitude mais ampla de ‘esperar para ver’ em meio a uma incerteza económica contínua.”

Relacionado: Home Depot levanta bandeira vermelha sobre o comportamento dos clientes nas lojas

Esta história foi originalmente reportada pelo TheStreet em 23 de agosto de 2025, onde apareceu pela primeira vez na seção de Notícia e Análise de Varejo, Centros Comerciais e Lojas de Cadeia. Adicione o TheStreet como uma Fonte Preferida clicando aqui.

Ver Comentários

MOVE-2.12%
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)